22.1.07

o nome da minha mãe

Antes de inventar o nome da minha mãe, Vovó queria que ela se chamasse Gloxínia. Mudou de idéia porque misturou o próprio nome com o do meu avô e adorou o resultado. Mamãe detesta. Se o nome é bonito ou não, nem vou discutir. Sendo da minha mãe, é obviamente o mais lindo do mundo. Agora, que tem problemas sérios de gênero e tonicidade, lá isso tem. No telefone, todos querem falar com o senhor fulano. Não tem erro, ninguém considera a hipótese do fulano ser fulana. Olho no olho é pior ainda. O nome da mamãe é oxítono, mas o mundo está convencido de que é proparoxítono. Mais ou menos assim: me chamo Oxítona. Proparoxítona? Não, caramba, Oxítona, Oxítona, tenho vontade de gritar, mas mamãe já nem liga. Outro problema do nome é que ele faz a mamãe mentir. Ela vive contando que um admirador pintou o nome numa pedra por causa dela. A pintura até que é verdade, a foto comprova, mas dizer que foi pra ela? Também adora falar que é dela a música argentina que ganhou um certo festival. Tudo bem que antes de cantar o músico, todo apaixonado, explica que aquilo em português é o nome de uma garota. Tá no disco, é só ouvir, mas dizer que foi pra ela? Mamãe ainda jura que conheceu a Carmem Miranda e ela se encantou com aquele nome tão diferente, tão proparoxítono. Prova, ela não tem, mas fica a palavra dela contra a da Carmem, que certamente sacode todos os balangandãs no túmulo quando ouve a mentirinha. Mamãe não está nem aí. Mente que é uma beleza e nem se preocupa com o mau exemplo. Deve achar que é privilégio de quem não se chama Maria.

10 comentários:

Anônimo disse...

Ai, tenho que estrear os comentários? O que dizer, diante de tão contundente matéria? Que adorei a croniqueta, é óbvio, e que dou graças a Deus de ter um nome bem simplesinho. bjs.

Anônimo disse...

Ai, Meu Deus, essa dupla é inenarrável, saem coisas incríveis daí,se não existissem ¨o mundo ia ser mais tristinho ¨. Bjus prá mãe e filha.

Anônimo disse...

Essa pobre avó, tão carente de criatividade e bom gosto, deve ter dificuldades em justificar toda a exuberância imaginativa da neta, motivo de orgulho, naturalmente...

Anônimo disse...

ela foi a musa, ou so o nome?

maria rezende disse...

Como mera Maria, deixo minha insatisfação por nunca poder ser alvo de uma croniqueta como essa... Embora as milhares de canções da música popular talvez me compensem! =)

Mariana disse...

Mera Maria, não, a Mariadapoesia.
E certamente compensam.
bjs

Anônimo disse...

Maria jamais será mera; foi e sempre será ave!

Anônimo disse...

Bom esse comentário do anônimo das 12:04.

Anônimo disse...

marias tem a possibilidade do anonimato e, caso almejem alguma notoriedade, terao de esforcar um tanto. "oxitonas", por outro lado, jah nascem sublinhadas com marca-texto amarelo, seja pro bem ou pro mal.

Mariana disse...

A anônima das 12:04, cara pálida, é a única que de anônima não tem nada...