24.1.07

brinca direito, seu guarda

Eu e titia fomos paradas no alto do viaduto. Duas moças bonitas, sabe como é. O guardinha, muito gentil, pede os documentos do carro. Sem problemas, titia responde. Não tivesse ela trocado de bolsa e esquecido a carteira na outra, realmente não haveria problema algum. Como esqueceu, o guardinha anunciou que ia apreender o carro. Titia se desesperou. Fez um drama, até chorou. Exagero dela. Podímos ter sido assaltadas, pensa só. Muito pior. Ali, pelo menos, era a polícia amiga. O guardinha voltou pro próprio carro e de lá fez sinal chamando a titia. Ela ficou um tempo conversando com ele, depois veio me pedir dez reais. Não entendi o que pretendia com aquele dinheiro, mas ela estava tão nervosa que nem perguntei. Como tinha um ponto de jogo do bicho na subida do viaduto, imaginei que fosse fazer uma fezinha antes de partirmos pro depósito. Dali a pouco, volta ela: tudo resolvido, o cara aceitou os dez reais. Honestamente, não tinha me passado pela cabeça que titia fosse tentar subornar o policial com aquele valor. Fiquei orgulhosa da audácia dela. Não que eu concorde com o suborno, mas, convenhamos, foi um recorde. Além diso, reconheço que a situação era mesmo enrolada. A perspectiva de seguir pro depósito ou ficar a pé ali no alto àquela hora da noite realmente era dramática. Pra piorar, a titia ia precisar de um dinheiro que não tinha pra resgatar o carro. Enfim, não aprovo, mas compreendo o lado dela. Agora, que um policial se deixe subornar por dez reais, tendo milhares de carros dispostos a pagar muito mais, francamente, não dá pra admitir. Nesse ritmo, daqui a pouco a cervejinha não vai dar nem pra água mineral.

19 comentários:

Anônimo disse...

Ousada confissão de suborno.

Anônimo disse...

já soube de gente pagando com vale-transporte...

Anônimo disse...

Nem me conte qual titia pra nao cair no meu conceito.

Anônimo disse...

Vai escrever bem, assim, lá em casa! Não posso resistir: Verissimo puro! Ai, como você é boa nisso, garota.

Anônimo disse...

não vai mandar para o xexéo????

Anônimo disse...

Gui, voce não cansa de paparicar?

Anônimo disse...

Ao saborear mais esta crônica, um dito popular me acode à memória:" cada homem tem seu preço". Já o guardinha, esse deve ter matutado:"mais vale um pássaro na mão..." Quanto ao suborno escancaradamente assumido pelo dueto tia/sobrinha...esquece!

Anônimo disse...

mariana:quem nunca sonegou um imposto de renda? são pequenos delitos que devem ser evitados,mas é a lei de gerson imperando.

Mariana disse...

Voto contra, JC, mas tá feito.
Quanto ao Gérson, começou exposição dele (grande pintor naif)no Centro Cultural dos Correios. Não percam!
Croniquetas também é cultura!

Anônimo disse...

www.trivessuras.blogspot.com

Mariana disse...

ei, faz propaganda, mas dá bom dia, né, mocinha?
bj

Anônimo disse...

Engana-se, João Carlos,o motivo não é bem a lei do Gérson. No caso, é o direito de defesa contra a ganância insaciável do leão...

Anônimo disse...

Eu não dou dinheiro pra policial. São corruptos tanto o PM quanto a titia!

Anônimo disse...

a cronica foi concorrida. sinal que o tema e conhecido da mioria.

Anônimo disse...

a cronica foi concorrida. sinal que o tema e conhecido da mioria.

Anônimo disse...

realmente, mta chinelagem

Anônimo disse...

lele, computador gago denuncia o anonimo

Anônimo disse...

Ih, Dedi, agora que vi - vc errou. O meu comentário foi o primeiro, queridinho.
1x0 para mim.

Anônimo disse...

entao temos 2 computadores gagos!