30.1.07

escondidinhos

O filho não suportava o cigarro da mãe. Reclamava tanto que ela passou a fumar escondida. Pra escapar da vigilância estreita, foi desenvolvendo topo tipo de estratégia. Guardava o maço debaixo do colchão e deixava sempre um cigarro atrás de um azulejo na cozinha, especialmente arrancado pra virar esconderijo. Inventou uma superstição e só saía pela porta dos fundos, depois de recuperar discretamente o tesouro. Combinou um valor fixo com o filho da vizinha pra que ele, algumas vezes por semana, viesse pedir sua ajuda com a mãe alcóolatra, que de álcool nunca tinha provado uma gota. Quando não havia outro jeito e a vontade apertava, se trancava no quarto e fumava por lá mesmo. Antes de sair, acendia um incenso e bebia umas gotinhas de perfume pra não deixar rastros. Julgava-se muito esperta, mas o filho percebia o golpe. Continuou reclamando do cigarro e, agora, do incenso, que também detestava. Um dia, porém, começou a queimar ele também um incensinho. Aprendeu a gostar do cheiro, pensava a mãe, sem reparar na cara de tonto e nos olhos vermelhos do garoto. Caía no próprio truque.

17 comentários:

Anônimo disse...

Cada filho tem a mãe que merece...Ou é o contrário?

Anônimo disse...

Como bom apreciador das diversas culturas, o filhão tb deveria ser fã do Bob... Marley, Bob Marley.

Anônimo disse...

anônimo 2 não teve coragem de se identificar...
eu estava pensando em uma titia, mas o filho dela não me parece fã do Bob, não.

Laura Rezende disse...

em quem foi inspirada essa mãe????

Anônimo disse...

Tem prima que é cega...

Anônimo disse...

Ela não vai entregar, Laura. Imagina!!!

Mariana disse...

Quem me inspirou eu não conto, mas vou confessar uma coisa: a minha mãe fumou escondido, bem debaixo do meu nariz, por mais de 20 anos e eu nunca percebi nada. Nem cheiro, nem cigarro na bolsa (que eu vivia remexendo), nada. Ou a mãe do texto é muito incompetente, ou é que sou muito ingênua. Talvez as duas coisas.
bjs, queridinha

Anônimo disse...

Entregou a mãe e a própria idade...

Anônimo disse...

retificando: ou eu é que sou muito ingênua.

Anônimo disse...

acho que sua mãe é inteligente e vc meio burrinha.

Anônimo disse...

incenso, bob marley, não são da minha época e nem é a minha praia. mas a cronica e espetacular.suas tias dão nó em pingo dágua.

Mariana disse...

cara, quem falou em tia?

Laura Rezende disse...

eu sou bemmm competente pra descobrir cigarro! poderia virar até detetive nesse tipo de caso!!!

Anônimo disse...

Aproveitou o anônimo das 00:53 e fez outra croniqueta, né? Hâ, hã.

Anônimo disse...

tô sentindo que tem gente vestindo a carapuça.

Anônimo disse...

beber perfume.. nao dah pra escovar os dentes, mascar chiclete, chupar uma balinha de menta?

Mariana disse...

cada um com a sua mania, s.