7.11.06

santo antônio

Da viagem à terra natal, Vovó trouxe doces para meus irmãos, um colar pra minha irmã e um enorme Santo Antônio de madeira pra mim. Estranhei, já que a casadoura da família é a caçula, mas Vovó explicou. Com ela, casamento é à moda antiga, as mais velhas primeiro. Por mim, pouco importa se minha irmã não se casar tão cedo. Ela é que não ficou lá muito satisfeita e tomou suas providências. Comprou seu próprio Santo Antônio e dedica-se a torturar o pobre de todas as maneiras. Já o meu tem vida boa. Vive entre a tv e o armário, de cabeça pra cima e com seu menino no colo. Não mexo com ele, ele não mexe comigo e ficamos assim. Vovó é que não se conforma. Não entende como o santo, morando comigo já há alguns meses, ainda não me arranjou um marido. Entra no quarto e vai logo falando, como se eu não estivesse ali: e aí, santo, como é que é? Sim, Vovó conversa com meu Santo Antônio. Desconfio que, na minha ausência, faça ainda mais. Imagino as ameaças terríveis, as pragas que não deve lançar contra o santinho. Pior, imagino as promessas. Uma espanada de tempos em tempos, um altar confortável pra morar... Santo Antônio, até agora, nada. Por isso sou amiga do santo. Não se vende fácil.

20 comentários:

Anônimo disse...

espero sinceramente que o pobre do santo não tenha o mesmo fim do cavalo vermelho.

Mariana disse...

Por quê? O cavalo vermelho continua em lugar de honra.

Anônimo disse...

Nana, vou te contar um segredo. Tia Olguinha me deu um Santo Antônio. Coloquei ele de "ponta cabeça" (como dizem meus conterrâneos) e logo depois conheci o Fábio. Quer mais?

Anônimo disse...

Cadê a vovó que, ou não se manifesta ou se esconde atrás de um anonymous? Ou será que essa vovó é só ficção como tem reclamado a autora?

Anônimo disse...

Acho q esse santo deve ser distribuido pras mulheres da familia.. Eita povinho encalhado....

Mariana disse...

Agradeça de joelhos à Tia Olguinha todos os dias. Santo forte esse, hein, florzinha?

Mariana disse...

Faça vc essa boa ação, anônimo. Distribua.

Anônimo disse...

A Beta tem uns 5 no quarto. Porém outro dia sofreu um desfalque. A Gina, enquanto limpava seu quarto (ou será quarto do bruno?), deixou um cair no chão, ficando o pobre santo sem a cabeça. Sem saber o que fazer, ela veio até mim e perguntou: "Dé, será que se a gente colar a cabeça a Beta vai perceber??"

Anônimo disse...

"Sete anos de pastor Jacó servia.../em lugar de Raquel lhe deu a Lia" Labão explicou:aqui em casa é assim, a segunda só casa depois que a primeira casar! Então, tá. No fundo, no fundo, a Vovó deve estar preocupada é com a sorte "matrimonial" da Beta!?

Anônimo disse...

A irmã já me disse que tem que ter um apoio pra Santo Antônio, que arranja o marido, mas marido BOM mesmo é com São José, se não me engano.

Anônimo disse...

bastou falar em casamento que a mulherada ficaram todas ouriçadas

Anônimo disse...

não é incrível?

Bernardo disse...

Mulher é muito "matemática" para casamento e família... a conta é a seguinte (e sempre feita de trás para frente):

34 anos: segundo filho... daí pra frente é cortar o cabelo curto, cuidar do colégio das crianças, almoço de domingo, etc).

32 anos: primeiro filho... (não pode ser muito mais velho do que o segundo).

30 anos: Casamento! Dois anos para curtir o casamento sem filhos. Com direito a fim de semana em Mauá, hidro e lareira.

28 anos: limite para encontrar o futuro marido. Casamento TEM que ser em dois anos, para "conhecer bem" o rapaz. Nenhum prestou até agora, mas "O" cara vai aparecer neste momento.

Antes dos 28: "pegação geral". Afinal de contas, tem que aproveitar o momento".

Então, à partir dos 26, 27... começa o "desespero"... e aí vale Santo Antônio, vale torturar o Santo Antônio, ex-namorado que não é visto desde os 15 anos, "amigo do amigo do primo"...

Homem é mais tranqüilo: sabe que o dia do casamento vai chegar mesmo... não adianta fugir!

Bernardo.

Mariana disse...

Nossa, até o Bernardo apareceu! Esse papo de casamento mexe com a gente, né, homarada?

Anônimo disse...

Bernardo, seja bem vindo. Adorei seu comments! Guilmar

Anônimo disse...

Este assunto de Santo Antônio mexe mesmo com a mulherada, hein? Fiquei impressionada.Mas,se Santo Antônio não se vende fácil,acho que vou apelar para S.José - Luiza, quer confirmar direitinho com a Irmã?
(A croniqueta, como sempre, saborosa.)

Anônimo disse...

Da internet: "Eu continuo defendendo a idéia que pra arrumar marido apela-se pra Santo Antônio, mas pra arrumar marido BOM, deve-se apelar pra São José: acreditou na história da gravidez e do anjo, protegeu Maria, criou como filho um menino que não era seu..."

Anônimo disse...

Só pra registro: assunto me interessa, mas segundo o Bernardo pela idade ainda não sou caso de desespero! Ufa!

Anônimo disse...

Ahahah...vcs são todas bobinhas...eu me cerquei por todos os lados: Santo Antônio para arranjar um marido, Sao José para que ele seja BOM, a Santa desatadora do nós, pq a situação estava tensa, e, óbvio, Santo Expedito das causas impossíveis...estão todos lá, enfeitando meu quarto!!

Anônimo disse...

eu tb ganhei um da tia olguinha... será que vai funcionar???