24.2.07

verbo intransitivo

O guia, indiano fluente em espanhol, faz as apresentações. Sou o sr. Ajay, este é o sr. Amar, nosso motorista. Vovó entra no carro fascinada. Amar, bonito nome. O sr. Amar, fluente apenas em hindi e inglês, devolve o Amar, fescdbjklok, com um yes, madam? Faço sinal de que não é nada. Ainda encantada, Vovó repete: Amar, é mesmo muito bonito, Amar. Amar, nrdofnbdfedkn, Amar. Yes, madam? Ela gostou do seu nome, explico. Dá pra parar de repetir o nome dele, Vovó? Mas eu não estou repetindo, só estou dizendo que Amar é muito bonito. Afdasfndkj fndklfedjkfnsd, wdfeefmd Amar dsa effhnehkjn. Yes, madam? Mas ele não entende, ele acha que vc está falando com ele. Não adianta argumentar, Vovó insiste no mantra. Amar... Amar... Yes, madam, yes, madam, faz coro o sr. Amar. No dia seguinte, só de ver Vovó, o sr. Amar já dispara um yes, madam atrás do outro. Assim contina por mais uns dois ou três dias, até Vovó, irritada, exigir um motorista menos tagarela. O sr. Amar é substituído pelo sr. Matar. Vovó detesta o nome. Matar, que horror! Ou, aos ouvidos do motorista - que não sabia o que estava por vir -, Matar, hjkbmkawesdz!

10 comentários:

Anônimo disse...

croniqueta tambem é aula de português. verbo intransitivo.!!! será que a vovó sabe portugûs também?

Anônimo disse...

Sorte que minha vovó nao costuma dar essas "mancadas"...

Anônimo disse...

essa viagem à India tem grandes causos (!). sensacional, mariana. aguardo outras deste tipo, sempre com a vovó como protagonista.

Anônimo disse...

gostei

Anônimo disse...

Falei com a vovó, e vejam só o que ela me disse: Olha aí a minha neta! Está regredindo, dizendo que AMAR e MATAR são verbos intransitivos!!! Eles são transitivos, sim senhor, e ainda por cima, diretos... Ainda bem que ela está se "derretendo" toda com a defesa que lhe faz o André...

Anônimo disse...

mariana: esse anônimo não sabe ou mudaram o português:amar para mim que aprendi no seculo passado é verbo intransitivo.vai ver que ele(a) nunca amou.

Alice, Valeria e Luica nos Estados Unidos. disse...

O negócio tá ficando feio... Nem pensei se era transitivo ou intransitivo. Mas quem ama ama alguém e quem mata mata alguém. Morrer é que se morre sozinho...

Mariana disse...

E lá vem a dona do blog quebrar a cara de todo mundo: Amar, Verbo Intransitivo! Ninguém nunca ouviu falar? E eu pensando que era de conhecimento geral. Ai, ai, o JC ANDRADE é que sabe das coisas.

Mariana disse...

Valerinha também sabe das coisas.
bj

Anônimo disse...

Anônimo das 18:56, fala pra vovó que a questão não é gramatical e a neta, como visto, é 10 em literatura!