3.2.07

reino

Os adultos criaram no sítio o Reino Encantado das Crianças. Não tinha nada demais, era só um quarto transformado em sala de brincar. Puseram lá uns livros, uma mesa de pingue-pongue, uns velocípedes, acho até que uma televisão. O Reino Encantado das Crianças logo virou Reino só e era tão reino que tinha até um riachinho passando por dentro, pra gente se sentir mesmo num castelo, desses de ponte levadiça. Era lá que nós ficávamos, no andar de baixo, enquanto os adultos ocupavam o andar de cima. O Reino não foi feito pra nós, mas pra eles. Quando queriam conviver, crianças na sala, quando não queriam, já pro Reino. Funcionava muito bem, embora a gente resistisse um pouco, de charme. Difícil dizer quantos dos vinte netos aproveitaram mesmo o Reino. Talvez uns dez. Os cinco seguintes continuaram sendo despachados pra lá, mas se sentiam mais prisioneiros do que donos do castelo. Os cinco últimos, descobri outro dia, não só não freqüentaram o Reino como sequer sabiam que ele existia. A décima oitava neta, diante do "já pro Reino!" da prima mais velha, respondeu, animada: vou, sim! Onde fica esse reino? O fato nem mereceria nota, já que milhões de crianças de hoje não conhecem nada da vida das crianças de ontem. Mas, dos milhões de crianças de ontem, só dez conheceram o Reino. Isso sim vale o registro.

20 comentários:

Anônimo disse...

quanta injustiça dizer que o reino foi feito para dar tranquilidade aos adultos. voces eram dóceis e educados, e não pertubavam nada.

Anônimo disse...

Tirando o andrezinho que gostava de chutar a canela dos adultos...

Alice, Valeria e Luica nos Estados Unidos. disse...

Que lindo, Mariana! Só vocês conheceram e viveram no reino, né?
Um beijo

Anônimo disse...

qualé andrezinho? chutava canela?

Anônimo disse...

Isso é intriga da oposição!

Anônimo disse...

O pior foi quando o reino foi partido ao meio!

Anônimo disse...

Encantado nesse sítio não era apenas o Reino: era tudo! Lá fora, no jardim, havia anjos pintando as flores, de todas as cores,até de branco (pintavm de branco, sim senhor!) para realçar o verde da preferência de Deus! "Oh! que saudades que tenho!"E Você, Mariana,era o Rainho de Sol que corroborava no trabalho daqueles anjinhos! Hoje está Você aí:RADIOSA. Com amor.

Anônimo disse...

Pq não assinou!?

Mariana disse...

porque não precisa.

Anônimo disse...

Com certeza vale o registro. O nosso "reino", o dos adultos, também era muito bom!

Anônimo disse...

que gracinha(!): o rainho de sol virou cronista e das melhores, que corrobora para o deleite dos primos, tios e amigos em geral.

Anônimo disse...

confesso que o chamado REINO era a última e esperada chance que nós adultos tínhamos de ficar meia hora livres de todos os pestinhas... e tenho dito !
quem me desmentir tá fazendo demagogia barata.
bjs
Tia Mariza

Anônimo disse...

Exceto quando eram os amigos da Julinha... aí valia ficar na sala, no sofá e os adultos? ah! os adultos, deixa pra lá

Anônimo disse...

é, mariza, tomou papuda...

Anônimo disse...

Como assim? tô levando sem nem ter aparecido por aqui?! Eu também frequentava o reino!! E meus amigos eram ótimos, vai...

Laura Rezende disse...

reino nunca teve. lá ficavam restos de brinquedos antigos, onde os primos mais novos tinham que brincar(eram velhos mesmo). mas aposto que se ainda falassem sobre o reino quando eu era menor eu teria me divertido muito mais.

Anônimo disse...

eu não sou dos dez primeiros mas vivi intensamente o rein! fiz muitas pecinhas de teatro por lá, cobrando entrada dos adultos e pagando cachê pro fernando e pro miguel atuarem!

saidades

Anônimo disse...

Ah safados! Cobravam, é?

Anônimo disse...

Eu vivi o reino, e tb fiz parte dos "5 mais velhos"! Saudades...

Anônimo disse...

Nossa, o Reino bombou!