12.1.08

e viva a incompetência do bandido brasileiro

Não vou celebrar a competência da polícia brasileira. Desculpem, mas tenho minhas dúvidas. Tudo bem que a polícia fez a parte dela e trouxe de volta os quadros levados do Masp, mas, se não fosse a incompetência do bandido brasileiro, não sei, não. A incompetência do bandido brasileiro me mata de vergonha. Onde é que já se viu, quando todo mundo achava que os quadros já estavam longe há muito tempo, eles aparecerem escondidos num subúrbio ali do lado? Haja incompetência! Mas, tendo servido pra recuperar os agora mais importantes quadros do acervo nacional, um viva pra incompetência do bandido brasileiro! O bandido brasileiro pediu um milhão pra roubar os quadros. Obviamente, não sabia o que estava roubando ou teria pedido pelo menos cinco. Pra tudo tem remédio, pensou o bandido brasileiro, que lê jornal - mais um viva pra ele! - e, quando descobriu que os quadros valiam cem milhões, resolveu que por um não entregava, não, queria os tais cinco. Pra quê cinco, bandido brasileiro? Unzinho já garantia a aposentadoria... Mas tudo teria dado certo se o destino não tivesse colocado no caminho do bandido brasileiro outro incompetente: o mandante. O mandante também me mata de vergonha, mas tome lá um viva por conta da volta dos quadros. O mandante ia ganhar não cem milhões em dinheiro, mas um Picasso e um Portinari pra pendurar na sala de estar de seu castelo na Escócia e se fartar de admirar. Que são cinco, dez, vinte milhões diante disso? Mas o mandante preferiu bater pé. Não, cinco não pago. O que conta não é o valor das obras, mas o risco da operação. Esse bandido brasileiro roubou os quadros mole, mole, não enfrentou alarme, polícia, nada. Os quadros estavam lá, pedindo pra ser roubados. Devia era pagar menos, isso sim. O mandante não deixa de ter razão, mas aí se vê, mais uma vez, sua incompetência. Se tivesse se informado sobre a segurança do MASP, teria oferecido no máximo uns cem milzinhos. Foi falar em milhão, foi crescer o olho do bandido brasileiro, deu no que deu. A incompetência do mandante é tamanha que ele nem levou em conta a incompetência do bandido brasileiro. Acabaram os dois agarrados aos quadros, um em cada ponta, puxando pra lá e pra cá. Santa incompetência, qualquer criança sabe que coisa assim não termina bem. O bandido brasileiro dizia paga, o mandante dizia não pago, o mandante dizia dá, o bandido brasileiro dizia não dou, e puxa daqui e puxa dali até que a polícia estourou o cativeiro. Com os quadros reféns do bandido brasileiro por quase um mês, só podia dar nisso, que nessa coisa de estourar cativeiro em subúrbio a polícia brasileira é boa mesmo. Tá certo, me rendo, um viva pra polícia brasileira, que trouxe os quadros de volta pro museu. E agora vamos em massa fazer fila diante deles, que não é todo dia que um Pricasso e um Portinálio aparecem nessas praias e brasileiro é muito ligado à arte. Enquanto isso, o resto do mundo ri da incompetência da nossa bandidagem. Mais um viva pra ela!

21 comentários:

Anônimo disse...

Essa crônica está impagável! Impressionante o seu talento, Mariana, porque sei que foi escrita em 5 minutos, na minha frente!
Bj.

Anônimo disse...

Talento é isso ai.Visão privilegiada, i.é,competência para posicionar-se onde poucos imaginam poder estar para ampliar essa visão, gente!, iso é muito mais, é genialidade...

Anônimo disse...

GENIAL! mais uma para o meu top 5.
te amo!

Mariana disse...

brigada, queridos. vou falar, hein: adoro quando me chamam de gênia! mais um viva pro bandido brasileiro por conta disso.

Anônimo disse...

esta está demais. a incompetência no Brasil vai de A a Z, isto é, do Presidente molusco ao faxineiro ou ao que serve cafe no planalto.

Anônimo disse...

pelo visto o reveillon fez bem a vc. mereceu croniqueta e aumentou a produção.
tio cal.

Anônimo disse...

Meu Deus, quanto elogio! Entao vai mais um: muito boa mesmo! Beijo Valeria

maria rezende disse...

ok, cheguei atrasada pra elogiar, mas a qualidade da croniqueta impede até o orgulho ferido, então lá vai: sensacional! espetacular! (elogio a la papai =) Realmente Mariana, arrasou! Agora, comentando os comentários, adorei foi o "te amo" do minduim! gente, meu irmão nem lê meu blog, que dirá se declarar assim, publicamente e por escrito... resumo: inveja dupla! =)

Anônimo disse...

SENSACIONAL!!!!
TE AMO TB!!!!
BJOS

Mariana disse...

pois é, essa croniqueta tá me rendendo declarações de amor, de genialidade, só tá faltando aquele elogio que eu também adoro e até agora ninguém lembrou.

Anônimo disse...

Mais? Pois bem. ele também.

Mariana disse...

assim não vale, queridinho, a cronista quer ouvir.

Anônimo disse...

Gostosa!

Mariana disse...

ah, agora sim! olha que eu tive que espremer, hein, leitores? vcs já foram melhores nisso...

Anônimo disse...

vou ser estraga prazer, mas elogio tirado a forceps nao é lá muito natural. sai fora dele, mariana.

Mariana disse...

sai fora vc, anônimo, se tá podendo dispensar. eu não tô, não!

Anônimo disse...

não concordo. os lulas e dirceus da vida estão no bem, bom e nada acontece a eles. NADINHA.

Mariana disse...

ele agora deu pra assinar tiocal...

Anônimo disse...

Excelente!
Só que eu quero mais. Estamos muito tempo sem uma croniqueta nova.
Bjs

Mariana disse...

nossa, quanta honra, mareninha! pode deixar, vou providenciar.
bj

Anônimo disse...

providenciou? entao solta, ora...