5.9.07

mas, vovó...

Uma senhora nos aborda no meio da rua se dizendo caixa do banco da Vovó. Conta que está com um problema de dinheiro, pergunta se a Vovó não pode dar uma ajuda, promete devolver tudo direto em conta. Vovó não nasceu ontem. Tira a espertalhona de letra. Trabalha no banco, é? E em qual caixa? No onze? Ah, sim. E o que houve com seu dinheiro? O marido bebeu? Coitada, marido que bebe é um castigo. Não, não chore, senhora. Senhora? Ângela, ah, sim, prazer, Sra Ângela. Bom, de quanto a senhora precisa? (Vovó começa a me deixar nervosa) Quinhentos? Ah, que pena, só tenho trezentos. Já ajuda? Então está ótimo. Só um minutinho, sra Ângela, o fecho desta bolsa é muito difícil. Me ajude aqui, minha filha. É hora de interferir: mas, Vovó... ( Vovó me interrompe com um cutucão) Vamos, menina, a Sra Ângela está esperando. Mas, Vovó... ( Vovó me interrompe...) Pronto, sra Ângela, aqui está. Mas, Vovó... ( Vovó me ...) Pague quando puder, não se preocupe. Passe lá em casa depois para um chazinho. Vcs têm meu endereço no banco, não? Então até breve, sra Ângela. Mas, Vovó... (...) Vovó! Como é que a senhora entrega seu dinheiro pra uma desconhecida? Desconhecida, não, eu e a sra Ângela somos amigas. Amigas de onde, Vovó? Do banco, ora. Mas, Vovó, o banco não tem caixa onze! Não tem? Ué, então em que caixa a Sra Ângela trabalha? Não trabalha, Vovó, a sra Ângela é uma golpista. Vovó nem se importa: bom, tomara que ela passe pro chazinho mesmo assim.

39 comentários:

Anônimo disse...

Ousado! Porém nota 10! Essa com certeza tem muitas terras no céu, além do amor de todos!
Beijos!
Ps: sou anonimo!

Anônimo disse...

sorte sua ter 2 avós tão próximas, e tão amigas.eu só conheci uma, e antigamente(muito) a relação não era assim, pois havia uma distância, confundida com respeito, que devia ser mantida.

Mariana disse...

A cronista é ousada mesmo.
Ousada e gostosa (o povo diz, a gente acredita).

Mariana disse...

só uma delas já seria uma sorte tremenda. ter as duas é uma benção. mas essa do texto saiu todinha da miha imaginação, viu? imagina se avó minha ia ser enrolada desse jeito.

Anônimo disse...

ta que tá hein? chamada de gostosa ficou cheia de sí.

Anônimo disse...

ta que tá hein? chamada de gostosa ficou cheia de sí.

Mariana disse...

tenho que aproveitar a maré, gaguinho. não é todo dia.

Anônimo disse...

Esse gaguinho de vez em quando dá as caras...(que será que ele faz nos intervalos?). A mesma coisa, ora: nada!

Anônimo disse...

Tô achando que a cronista é sensível aos elogios fisicos: o prazo de publicação das croniquetas diminuiu da antepenultima para esta. Viva o gaguinho!

Mariana disse...

hahaha, bem observado, anônimo! bom, quem dá mais, quem dá mais?

Anônimo disse...

Você não precisa de licitação, gostosa. Você é o que é. Ponto final.

Mariana disse...

epa, adjetivo é uma coisa, vocativo é outra. devagar aí, anônimo das 11:36. mas obrigada mesmo assim.

Anônimo disse...

amo a vovó e tö com uma saudade da cronista...

Anônimo disse...

e dativo, cronista?

Mariana disse...

tb tô, florzinha.

Mariana disse...

dativo é quem é nomeado por juiz, espertinho.
(o caso dativo deixo pra vc)

Anônimo disse...

nominativo e acusativo são nomeados por quem, gracinha ,piadista.

Anônimo disse...

Ora, pois, pois:alguém aí andou reclamando da "altura" da linguagem. Certamente agora vai reclamar da "profundidade" do assunto... Partam da premissa que a nossa cronista não é só jurista, é também lingüista (quanto ista!) e acaba de nos provocar para resolver o caso, os dois,o da declinação latina e o criado pelo outro anônimo. Mãos à obra, quero dizer, ao computador, preclaros Anônimos! Atendamos a essa solicitação legítima da nossa Fofinha!

Anônimo disse...

agora leio suas croniquetas ouvindo Bach e Mozart. deixa o zeca pagodinho para os analfabetos.

Anônimo disse...

Cuidado como fala, anônimo: o seu Presidente (Lula) é fã do Zeca Pagodinho...

Mariana disse...

tá vendo, anônimo das 11:15? a cronista engana, mas não é boba, não!
gostei do fundo musical.

Anônimo disse...

sera que a cronista tb esta esperando a trambiqueira junto com a vovó? vamos trabalhar mariana.

Anônimo disse...

Consegui, atraves do google, acessar o site. Mas vi que a cronista andava meio sumida, so perdi uma. Mas ainda bem que voltou com forca total. Beijos! Valeria

Anônimo disse...

Viva, Valéria! Como podemos acessar você? Pelo google também? Estamos com saudade!

Anônimo disse...

Ter uma avó ingênua e generosa assim... até eu queria!

Anônimo disse...

Ingenua? Voces que pensam...

Anônimo disse...

que decepção: em viagem,em uma lan-house, esperava ler uma croniqueta nova, mas a jovem agora só pensa na faixa.portugal,21/09/2007

Anônimo disse...

Pois é, anonimo viajante, em casa, sabado à tarde,esperava ler uma croniqueta nova, mas a cronista agora tem outros interesses e deixa seus leitores à deriva.

Anônimo disse...

Está cutucando onça com vara curta: a cronista agora é de briga!

Mariana disse...

eu?

Anônimo disse...

Por aqui não tem mais novidade?

bjs!

Mariana disse...

quanta honra vc por aqui!
ia ter, mas não gostei do resultado e preferi deixar vcs sem nada mesmo. vou fazer outra.
bjs

Alice, Valeria e Luica nos Estados Unidos. disse...

Tou todo dia aqui, esperando novidades do Brasil, nas croniquetas, e nada... Quando e que vem a proxima? Beijos

Anônimo disse...

Queridos, estamos mto ocupados com os filmes do festival do Rio. Sorry. a Marina agora é só minha (e da tia Claudia)
bjo grande

Laura Rezende disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Laura Rezende disse...

pq minha postagem foi excluida, não entendi? do nada apareceu que ela foi jogada fora!
mas enfim, há muito tempo que eu não venho aqui, nem leio nem escrevo!!!
haha
to com saudades
beeijos

Mariana disse...

laurinha, laurinha, dando golpe na prima, né?
quem terá jogado fora sua mensagem?
bjão

Laura Rezende disse...

eu msm joguei fora! eu não entendo muito de computador, fui reler meu comentario e apareceu que eu tinha apagado haha

Anônimo disse...

Quando acaba esse festival, hein?