19.7.10

não ponham o zico na minha frente

Muito pequena, o primo dizendo que bom mesmo era o Flamengo e eu dizendo da boca pra fora que bom era o Botafogo do meu pai. Aí o primo me levando pra ver um jogo e pra ver que não tem nada maior do que o futebol, o Flamengo e o Zico. Eu entendo os mais novos, mas os da minha idade, os que viram o Zico jogar, torcendo pra outro time, nunca entendi. Sem provocação, nunca entendi. Muito pequena, o Brasil perdendo o jogo e a tia gritando Ziiiiico, sei lá se o Zico tinha ido ou não, mas a tia gritava. Ainda muito pequena, o juiz dizendo que tinha dado só mais um minuto pro Zico fazer o gol e não é que ele fez mesmo? Muito pequena e depois mais crescida, a certeza de que no último instante o Zico ia salvar a pátria. E salvava. E trazia aquela alegria que só o futebol, só quem ama o Pelé, o Romário e o Ronaldo sabe o que é, e quem ama o Zico sabe muito mais. O Zico avançando pelo meio do campo e toda vez, e até hoje, eu pensando que é assim que se faz. Aquela bicicleta que eu nem sei em que jogo foi, nem se foi, mas eu me lembro dela e foi tão linda. O Zico pulando pra comemorar o gol. O Zico indo jogar fora e fazendo aquele gol esquisito que ele diz que é o mais bonito, sem saber que todos são. O prazer de ir ao Maracanã e ver a bola, o batuque e as bandeiras com o rosto do Zico. Ainda hoje. E quando o time vai mal tem sempre alguém que grite Ziiiiico. E sempre tem também quem diga que o Zico na Copa não foi nada, que o Zico só foi o Zico no Flamengo. E me dá uma baita vontade de rir desse só. Agora, o Zico está de volta e há perigo à vista. O Zico ronda a Lagoa, arrisca da gente se esbarrar. Não quero, nem pensar. Não ponham o Zico na minha frente. Detesto me descontrolar.

13 comentários:

Lele disse...

Adorei. Vou mandar para ele.

maria rezende disse...

pra ele quem, lele, pro zico?!
muito bom te ler, mariana, voce nao pode nos roubar esse prazer, viu?
escreva, escreva mais!
(diz a outra que tem escrito quase nada)
(mas esses dias nasceu um poema, apesar dos pesares, por conta deles, ta la)
beijo, maria

Mariana disse...

Não me ameaça, Lelê... :)

Mariana disse...

Pois é, Maria, não sei quem tá pior...
Eu vi o poema, lindo, só ando meio sem força pra comentar...

Luiza disse...

Adorei a volta, quanto ao Zico, confesso... to no time dos mais novos.

tio joão/tiocal disse...

quando eu vejo essas dicussões ridículas de quem é melhor o Messi, Kaká ou Cristiano Ronaldo me lembro do Zico, cujo futebol nos encantou durantes vários anos, muitíssimo acima dos acima relacionados e cuja paixão dos vascainos tricolores e botafoguenses desdenhavam.quiserem eles ter alguem como o Zico, que depois de Pelé e Garrincha foi o melhor jogador brasileiro que vi jogar.

Mariana disse...

depois?

tio joão disse...

sorry, mariana, mas melhor que Pelé e Garrincha, não foi. read that i mention Brasil, logo, Maradona, Cruiff, beckembauer e outros são inferiores ao galinho, of course, inclusive aqui, Rivelino, Sócrates, Gerson, Tostão tb são inferiores.

Mariana disse...

como eu disse, os mais novos (e velhos)eu até entendo, mas pra quem viu o Zico jogar ele é o maior e não se fala mais nisso!

Ciça disse...

apesar de ser ronaldo, gostei! e sempre uma delicia te ler. bjos

Alice disse...

amei o texto maryyyy . mas tb sou do time dos mais novooos hahaha

Anônimo disse...

e a continuação depois do encontro?

Odilon Salgado disse...

Leve, bem escrito, diferente. Muito bom!
Até mesmo para um botafoguense.
Não entendo como fui preferir o Berg e o Perivaldo.